24 de julho de 2011

Robinho precisa de cirurgia para andar

Ele, a mãe e mais três irmãos, que passam por diversas necessidades, ainda correm o risco de perder a casa a qualquer momento

Texto: Paulo Monteiro (matéria publicada originalmente pelo jornal Folha Norte: jornalfolhanorte.com.br)

Fotos: Walkiria Vieira


Sem trabalhar por causa de uma inflamação crônica nas mãos, a moradora do Jardim Paris (Zona Norte), Eliene Souza Santos e seus quatro filhos, sendo dois com deficiência, precisam de ajuda, principalmente Robinho, 12 anos, que teve má formação congênita e nasceu apenas com metade do pé esquerdo. Para se locomover sem auxílio de muletas, ele tem que fazer uma cirurgia de alongamento do fêmur e da tíbia. “Só quero poder caminhar um dia e participar das aulas de educação física”, deseja. Se não bastasse tanto sofrimento, segundo a mãe, o ex-marido está pedindo a casa.


Além do problema físico que acompanha Robinho desde o nascimento, uma escoliose na coluna tem deixado os seus movimentos ainda mais limitados nos últimos meses. “É por causa da força que ele faz apenas numa perna”, conta Eliene, acrescentando que o filho faz tratamento no Cismepar e sessões de fisioterapia e equoterapia. Ela acredita que a solução será a cirurgia, aguardada há dois anos. “Por isso eu peço que algum médico ajude a gente.”


Robinho é o mais velho dos irmãos e divide seus dias entre empinar pipas na rua e as aulas da 4ª série do ensino fundamental. “Gosto de estudar, mas fico triste na hora da educação física porque tento acompanhar os moleques da minha sala e não consigo. Fico só olhando os jogos e as brincadeiras”, explica ele, que perdeu dois anos na escola devido às várias internações e cirurgias por que passou.


O caçula quase não ouve


Samuel, quatro anos, é o filho mais novo de Eliene e também exige cuidados especiais, pois é deficiente auditivo. “Ele tem uma dobrinha a mais nos ouvidos e quase não escuta. O problema demorou para ser diagnosticado pelos médicos do ‘postinho’, que disseram que ele era uma criança preguiçosa e sem vontade de falar. Faz pouco tempo que ele disse as primeiras”, conta a mãe esperançosa com uma cirurgia marcada para corrigir a deficiência ainda este ano.


Fora a dificuldade de suprir as despesas familiares com R$ 645 mensais, entre o benefício de Robinho, vindos da Providência Social, e a pensão que recebe, Eliene ainda vive o drama de perder a casa onde mora para o ex-marido, que é pai de três dos seus quatro filhos. “Se isso acontecer, vamos morar na rua.”


Eliene só tem um parente em Londrina e, quando leva Robinho e Samuel às consultas e tratamentos médicos, recorre à vizinha para não deixar os outros filhos sozinhos. Roseli Panini está sempre por perto e destaca que o apoio é recíproco: “Ela também já me ajudou muito. Principalmente quando fui ter minha caçula e meu marido estava viajando”, reconhece a vizinha.


Serviço – Quem puder ajudar a família com doações da pomada Fibrase e do óleo Dersani ou até mesmo com uma cirurgia para Robinho, pode ligar no telefone de Eliene Souza Santos: 9162-2481, ou ir até sua casa na Rua Maria Lúcia Moreno, 123. Jardim Paris (Zona Norte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 comuniferia | by TNB