1 de abril de 2011

Páscoa movimenta Economia Solidária


Preço baixo, encomendas, variedade e exclusividade são alguns dos atrativos do Centro Público


Texto: Paulo Monteiro (matéria publicada originalmente pelo jornal Folha Norte: jornalfolhanorte.com.br)

Fotos: Paulo Monteiro e Walkíria Vieira


Chocolates para todos os gostos, em ovos e trufas, cestas para páscoa. Estes são alguns dos produtos à venda no Centro Público do programa Economia Solidária, localizado na Avenida Rio de Janeiro, 1.278, ou na antiga lanchonete do Parque Arthur Thomas. O grande

diferencial da iniciativa é o preço, além da variedade e oportunidade de encomendas personalizadas. As lojas ficam abertas das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira.


Depois de uma campanha de sucesso no último Natal, o programa espera um bom público também para essa páscoa. “Aguardamos a visita de 150 a 300 pessoas em cada dia”, aposta a gerente de inclusão produtiva Maria Inês Barroso. Segundo ela, estão envolvidas cerca de 300 pessoas e 38 grupos de Londrina e região.


Adriana Marques produz uma variedade de pães de mel, como o trufado e ao rum Há dois anos no Centro Público, ela diz que os pães são produzidos na cozinha comunitária

do bairro Vivi Xavier (zona Norte) e inspecionados pela Vigilância Sanitária. Adriana conta que investiu R$ 3 mil na produção para Páscoa. “Quero ter 100% de lucro.”


Visitando o local pela primeira vez, Maria Hatsue Ichikawa aprovou os produtos a venda. “Estou adorando tudo isso. As coisas são muito bonitas e gostosas, percebe-se ainda o capricho das produções”, admira.


Juntando o agradável ao rentável

Há mais de cinco anos expondo seus produtos no Centro Público de Economia Solidária, Suzete de Jesus Soares da Silva produz e comercializa roupas para bebês e tapetes de crochê. “A facilidade e a boa aceitação do público é o diferencial de vender os produtos aqui. Essa aceitação ocorre porque é um programa social e que incentiva uma nova forma de economia”. A comerciante demonstra satisfação. “Faço os produtos em minha casa, com minha mãe e irmã.


Sempre tive o crochê comoum hobby e hoje posso ganhar dinheiro com isso. Junto o útil ao agradável.”


Lindisay Andressa Mazotto cria, junto com sua irmã, produtos voltados à decoração, como caixas decorativas, porta-retratos entre outros, a maioria a base de madeira e papel. “Faz pouco tempo que estou no programa. Aqui é ótimo, usamos esse espaço para expor nosso trabalho e o cliente sabe onde encontrá-lo com facilidade. Nós, comerciantes, temos o mesmo objetivo, produzir e trabalhar com um produto que gostamos e, além disso, temos uma renda”, destaca Lindisay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 comuniferia | by TNB