1 de março de 2011

Um esporte incomum, mas democrático


Esporte pouco praticado em Londrina conquista pessoas de várias idades. Segundo os atletas, a bocha é apaixonante

Fotos e Texto: PAULO MONTEIRO


A Cancha ou Quadra Municipal de Bocha, localizada na Avenida Henrique Mansano, em frente ao Estádio do Café, recebe diariamente novos e experientes atletas de um esporte pouco praticado, a bocha. De acordo com os praticantes, o esporte é cativante e permite que atletas idosos, por exemplo, disputem com outros adolescentes, uma característica pouco comum entre outras modalidades esportivas.


Cativante, a bocha não discrimina idade e nem pessoas com limitações físicas. A presidente da Associação dos Amigos da Bocha Sul-Americana (AABS), Rosicler Moreira, admite ser apaixonada pelo esporte, “a partir do momento que a conheci eu me apaixonei. Isso porque ela não impõe um limite de idade e é um esporte que não exige muito do preparo físico. Para minha idade, 56 anos, o melhor esporte é a bocha”, conta. Rosicler acrescenta que outro fator importante é a amizade que nasce através do esporte, “atualmente, muitos jovens estão iniciando na bocha, isso é maravilhoso. Aqui não tem rivalidade, pelo contrário, cada vez mais aumenta e fortalece o nosso círculo de amizades”, diz.


Um dos mais experientes do grupo de atletas, Ermínio Ribeiro da Costa, 71 anos, pratica o esporte desde 1993 e afirma que a bocha o ajuda na parte física e emocional. Assim como Rosicler, ele diz que só a bocha aceita atletas de mais idade. “A pessoa quando chega a uma certa idade só pode jogar bocha. Eu já joguei futebol, mas quando alcancei os 60 anos de idade fui para a bocha. Em campeonatos eu já enfrentei adversários de 20 anos de idade, como também já assisti uma mulher de 78 anos jogando”, lembra Costa.


Talvez por esse esporte ser mesmo apaixonante, outras paixões ficam para segundo plano. Com a camisa do time de coração, o Corinthians, em pleno dia de clássico contra o Palmeiras, o comerciário Mauro Antônio Batiston confessa escolher a bocha porque ela diminui o estresse diário. “Faz três meses que estou praticando. Trabalhamos e nos estressamos o dia inteiro, então, ao final do dia, venho aqui para relaxar. É um esporte muito saudável e não tem brigas”, comenta.


A assessora jurídica da AABS, Maria Giselda de Lima, relata ainda que o esporte também é praticado por pessoas hipertensas, depressivas e com deficiência, “a bocha é um esporte para qualquer um, hoje temos aqui pessoas até com problema de audição. Pessoas que usam cadeira de rodas, ou com outra deficiência, também podem jogar com outros competidores”, destaca.


Muita luta pela construção da cancha de bocha


Com a construção da Cancha Municipal de Bocha, o município espera por resultados positivos nos próximos eventos esportivos da categoria. Além disso, o diretor técnico da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Pedro Lanaro, acredita que a bocha ajuda no bem estar dos praticantes. “A bocha é uma modalidade esportiva de muita relevância para a FEL, ela proporciona uma boa condição física aos participantes, independente da idade. As pessoas de meia idade e idosos praticam sem qualquer preocupação, isso ocorre porque esse esporte não faz uma grande exigência física”, explica.


Satisfeita com a estrutura da cancha, Maria Giselda de Lima lembra que antigamente as pessoas tinham que viajar a outras cidades para praticar a bocha. “Tínhamos que treinar nos municípios de Maringá e Campo Mourão. Só foi por isso que a bocha sobreviveu em Londrina. Também já improvisamos em outros lugares aqui no município, mas com estruturas irregulares”, conta.


Conheça a bocha


Segundo os próprios praticantes, a bocha é um esporte fácil de aprender. O objetivo do jogo é que a bocha (bola) ao ser arremessada chegue o mais próximo possível de um bolim (bola pequena), previamente lançada. O jogador tentará aproximar suas bolas junto ao bolim, ou afastar as bolas dos seus oponentes. A quadra têm 24 metros de comprimento por quatro de largura, o piso é de carpete. As partidas, normalmente, vão até os 12 pontos e podem ser disputadas em equipes, duplas ou individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 comuniferia | by TNB