7 de fevereiro de 2011

Londrinense é picada por escorpião em show de Amy Winehouse



Alta temperatura e chuvas favorecem a reprodução de aranhas, cobras e escorpiões nesta época do ano


Texto e fotos - PAULO MONTEIRO (matéria publicada originalmente pelo jornal Folha Norte:jornalfolhanorte.com.br)


A jornalista Carolina Martinez Prado, que viajou de Londrina a São Paulo para assistir ao show de Amy Winehouse no último dia 15 de janeiro, viveu emoções diferentes num curto espaço de tempo. Além da alegria e empolgação de presenciar uma grande artista, ela também passou por momentos de angústia e dor. Carolina sofreu uma picada por escorpião ao final do show e passou muito mal.


”Estou assustada ainda e não me sento mais em grama sem uma proteção, foi muito dolorido e assustador”, conta ela, que tomou alguns medicamentos durante vários dias. “O meu maior medo foi ter uma necrose no local da picada”, acrescenta.


Carolina conta que, ao final do show, sentou-se num gramado para esperar um amigo e logo sentiu uma picada forte na parte superior da coxa. “Devido à adrenalina do show, relevei momentaneamente a dor. Procurei o que havia me picado e não encontrei por causa do escuro”, relembra.


Ela conta que após alguns minutos começou a sentir falta de ar e formigamento na boca, além do corpo quente e coceiras. “Achei que era bobagem, mas fui tomada por um forte cansaço. Percebi que meus braços estavam vermelhos, procurei o centro médico do show e eles me deram uma vacina de Fenergan (medicamento indicado no tratamento de sintomas e distúrbios incluídos no grupo das reações anafiláticas e alérgicas). Ao chegar em casa, notei que o meu corpo inteiro estava vermelho e minha orelha inchada”, recorda a jornalista.


Já em Londrina, no dia seguinte, Carolina diz que havia um grande hematoma no local da picada e procurou um médico alergista. “Ele então me comunicou que sofri uma picada de escorpião”, relatou Carolina.


Nesta época do ano, de temperaturas elevadas, aumentam os casos de picadas de animais peçonhentos, muitos com risco de morte. O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) - serviço de apoio e tratamento e prevenção de intoxicação - registra uma média de 70 casos por mês.

De acordo com a coordenadora do CIT, Conceição Turini, boa parte dos casos atendidos envolve intoxicação, seja por ingestão de produtos ou no contato com animais peçonhentos e venenosos. Segundo ela, as altas temperaturas e as chuvas, comuns entre os meses de setembro a maio, favorecem a reprodução de cobras, escorpiões e aranhas.

Conceição aponta que o maior número dos casos atendidos está ligado as aranhas, geralmente do tipo armadeira, “Esse animal costuma viver em galhos, folhagem, lixo de maneira em geral e materiais de construção, além do interior de calçados e locais com muitos insetos”, alerta a coordenadora.


Ela recomenda, portanto, muito cuidado ao ter contato com árvores e outras vegetações, principalmente os trabalhadores rurais e as pessoas que estão em férias e aproveitam para visitar áreas rurais e parques. “Na zona rural os trabalhadores devem usar camisas de mangas compridas, luvas e botas altas apropriadas ao trabalho."

Acidente fatal
O último registro de morte foi em 1997 no município de Tamarana. Esse caso aconteceu no mês de julho daquele ano, quando o jovem Rogério Martins Monteiro esbarrou em taturanas da espécie lonomia. Os primeiros sintomas sentidos pelo jovem foram fortes dores de cabeça e queimação no braço em que teve o contato. O rapaz foi encaminhado no dia seguinte ao Hospital Universitário de Londrina, chegando ao local já em estado grave.

Conheça os animais peçonhentos
Animais como aranhas, escorpiões e cobras são ativamente parte do equilíbrio ecológico e por isso são importantíssimos para o controle de pragas. Portanto, o ser humano deve aprender a conviver harmoniosamente com esses animais. A coordenadora do CIT, Conceição Turini, destaca informações sobre onde identificar os animais peçonhentos e venenosos.

Aranha
É importante manter o quintal sempre limpo. Ter cuidado com lugares pouco visitados e escuros, onde geralmente são habitados pela aranha marrom. Já aranha armadeira vive em lenhas, materiais empilhados, troncos, folhagens densas, bananeiras.
Escorpiões
A limpeza também é importante para manter os escorpiões distantes. Durante o dia ele se esconde em troncos podres, pedras, casca de árvore, materiais empilhados e no interior de casas.

Cobras
As serpentes peçonhentas geralmente vivem na zona rural, por isso as principais vítimas são os agricultores. As cobras podem ser encontradas em acumulo de lixo, entulho, folhagens densas, assoalhos, forros.
Taturanas (lonomia)
A taturana geralmente é encontrada em folhagens. Dentro de sua fase larvária de borboleta e mariposa, por ser sensível, ela tem o corpo recoberto por pelos ou, no caso da taturana lonomia, por espinhos parecidos com galhos de pinheiro. A lonomia é a mais perigosa, pois pode levar a um distúrbio hemorrágico e à morte.
Serviço
Em caso de acidentes com animais peçonhentos e venenosos a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde. O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) fica no Hospital Universitário de Londrina e atende 24 horas, inclusive nos fins de semana. O endereço é avenida Robert Kock, 60, Vila Operária. Telefone: (43) 3371-2244.

Um comentário:

  1. Segue abaixo algumas dicas para vitimas de picadas de escorpião:
    a) Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
    b) Hidrate a vitima com goles de água;
    c) Eleve o local afetado;
    c) Leve a vitima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo;
    d) Não conte ou fure o local da picada;
    e) Não faça torniquete.

    Alguns cuidados a ser adotados:
    a) Mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;
    b) Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;
    c) Examine roupas e calçados antes de usá-los;
    d) Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;
    e) Não hesite. Procure imediatamente atendimento médico se suspeitar que uma pessoa foi picada por um escorpião. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.


    Abraços
    Dedetizadora Desentupidora

    ResponderExcluir

 

©2009 comuniferia | by TNB