1 de fevereiro de 2011

Bebê-Clínica é exemplo na prática preventiva

Criado em Londrina, tratamento voltado para a saúde bucal infantil é usado também por outros países


Texto e foto - PAULO MONTEIRO (matéria publicada originalmente pelo jornal Folha Norte: jornalfolhanorte.com.br)


Londrina é modelo para o mundo quando o assunto é tratamento da saúde bucal de crianças. Isso graças ao pioneirismo da Bebê-Clínica que atende bebês a partir dos quatro meses de idade, sempre com a intenção também de reeducar os pais a prevenir as doenças de seus filhos.

O diretor Antônio Ferelle explica que quando começaram a divulgar a idéia, em 1983, os dentistas foram chamados de loucos. “Questionavam-nos de como iríamos atender as crianças, já que elas não possuíam dentes”, contou Ferelle. Referência, a clínica trabalha na geração e fortalecimento de hábitos saudáveis, além de propor melhorias no processo de desenvolvimento da prática sanitária em geral.


Vinculada à Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Bebê-Clínica começou a funcionar em 1983 quando um grupo de professores de Odontopediatria percebeu o grande número de crianças com cáries já aos três, quatro anos de idade. “Então nos perguntamos, por quê então não atendemos as crianças antes delas terem esses problemas?”, conta o diretor Antônio Ferelle. “Através disso buscamos desenvolver um novo jeito de atender essas crianças. Começamos com atividades na Bebê-Clínica, atendendo as crianças e orientando os pais”, diz.


O trabalho da Bebê-Clínica vai além da criança e tem na reeducação dos pais o ponto de partida do tratamento. Ferelle diz que dessa forma os pais educarão corretamente seus filhos em relação à saúde bucal. A criança inicia-se no programa por volta dos quatro meses de idade. Antes, é feito uma reunião com os pais onde é explicado o trabalho da clínica e normas que devem ser seguidas rigorosamente. Já na clínica é ensinado aos pais como limpar a boca de seus filhos, o consumo de açucares e como deve ser o aleitamento noturno, responsável pela cárie de mamadeira.


“Através do histórico apresentado pelos pais, saberemos os riscos que a criança tem de possuir cárie. Por exemplo, se ela come muito doce e não escova os dentes. Lembrando que as crianças não nascem pedindo doces, são os adultos que dão. Se elas não experimentarem, não irão pedir”, afirma o diretor Antônio Ferelle.


A equipe Bebê-Clínica é grande, e desde março de 2009 a dentista residente Paula Kreling fortalece este time. Todos sempre bem preparados para atender o grande número de crianças, Paula diz que cada dentista residente atende uma média de 350 pacientes.


A Bebê-Clínica atende também crianças através do seu pronto-socorro, a dentista conta que há uma grande diferença entre elas. “A maior dificuldade é em relação à conduta da criança. Trabalhamos com dois tipos, as que já estão se tratando conosco desde os quatro meses, que são mais fáceis de trabalhar, e as que chegam através do pronto-socorro. Essas chegam em uma situação mais precária em relação aos dentes, chegam com cáries, com dores, além dos traumas causados por incidentes”, relata.


“Acho muito bom já que desde a primeira reunião que participamos, há seis meses, começamos a fazer o que nos foi ensinado, já notamos o resultado positivo”, destaca Edson Juliano Fernandes, pai da paciente Ana Gisele, de quatro meses.


Fernandes destaca que todo o aprendizado na Bebê-Clínica trará um futuro melhor para a saúde bucal da sua filha. “Hoje novamente a trouxemos e a dentista nos ensinou mais um pouco, sabemos que tudo isso será muito bom para o futuro dela. Sabemos que dessa forma iremos livrar nossa filha de muitas complicações. O trabalho que nós tivemos com nossos dentes, não queremos que ela também tenha”, completa o pai junto à esposa.


Referência fora do país

Muitos profissionais buscam na Bebê-Clínica o aperfeiçoamento em odontologia para bebês e o estágio de observação. Alguns desses vindos de vários estados brasileiros e países da América Latina. A história da Bebê-Clínica, além do bom atendimento, registra avanços na formação de recursos humanos em saúde, além da produção de tecnologias na área de odontologia para bebês.


Uma inovação simples, mas de grande utilidade é a ‘Macri’, uma pequena maca desenvolvida pelos profissionais da clínica para conter a inquietação das crianças no atendimento. O diretor Antônio Ferelle explica melhor a inovação. “O nome Macri é uma mistura de maca com criança, ela foi criada para que as crianças não se mecham muito. Quando nós as atendemos, elas usam o pé para apoiar e se virar na cadeira, já nesta maca, elas não conseguem fazer esse movimento”, explica o diretor Antônio Ferelle.


Todo esse atendimento diferenciado é também lembrado por Franciele Souza Rodrigues, mãe de Davi que há dois anos faz tratamento no local, após cair e perder um dente. “Eu gosto do tratamento. A criança é muito bem atendida, além do ambiente que é bom e os dentistas são muito bem preparados”, reconhece.


Cerca de 30 mil atendimentos

Depois de décadas, a Bebê-Clínica já atendeu quase 30 mil crianças, sempre sensibilizando a população de pais e responsáveis a respeito da importância da saúde bucal dos bebês. Assim, fica difícil entender que os precursores desse projeto foram um dia desacreditados.


O diretor explica que quando começaram a divulgar a idéia, foram chamados de loucos pelos veículos de comunicação. “Questionavam-nos de como iríamos atender as crianças, já que elas não possuíam dentes. Então respondíamos que a nossa intenção era trabalhar com a educação das mães para a prevenção de doenças bucais em seus filhos”, relembra com alegria o diretor, já que a partir dali passariam a ser exemplo na prática odontológica brasileira e mundial.


Até hoje já passaram pela Bebê-Clínica mais de 29 mil crianças. O que um dia foi tratado como loucura por muitos, hoje é admirado e usada inclusive por outros países da América do sul, junto ao México, Israel e Estados Unidos. “Hoje, quando a criança nasce, o médico já indica um dentista para ela se consultar. Ou seja, o que antigamente davam risada de nós, atualmente é aceito culturalmente em nossa região em todos os hospitais”, comenta Ferelle.


Endereço da Bebê-Clínica: Rua Benjamin Constant, 800. Telefone: 3323-1232. Email: bebeclinica@uel.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 comuniferia | by TNB