18 de dezembro de 2011

Detentos se expressam em desenhos







As lembranças da família, da cidade e do Natal estiveram presentes nos trabalhos expostos na unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina








Texto: Paulo Monteiro (matéria publicada originalmente pelo jornal FolhaNorte: jornalfolhanorte.com.br)

Os detentos participaram de um concurso de desenho desenvolvido pelo Projeto Verde e Amarelo e demonstraram que apesar dos muros altos e das inúmeras grades da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II) a imaginação não tem limite quando o assunto é o Natal e o aniversário de 77 anos da cidade, comemorados neste sábado (10). Dos 120 participantes, 12 foram premiados com certificados e uma visita especial dos familiares na tarde de quinta-feira (8), que segundo eles, é o maior estímulo para superar a tristeza e a solidão dentro das celas.

“Que a alegria, a saúde e a felicidade estejam presentes em seu lar neste Natal e em todo o novo ano”, escreveu em seu desenho Fabiano César Martins Carvalho, 30 anos, buscando assim mostrar aos familiares toda a saudade que sente. “Tentei transferir através da arte o que às vezes me falta nas palavras”, admite ele, que cumpre pena de 28 anos, por assalto, dos qual já pagou nove. “Sou artista, já pintava quadros e sempre tive o dom de desenhar. Por isso ajudei também na produção dos trabalhos dos meus companheiros”, explica Fabiano, acrescentando que o Natal o faz refletir sobre a responsabilidade de não errar novamente.

Anderson José Alves, 28 anos, também entre os premiados, dedicou seu desenho ao aniversário de Londrina. “Sou de Apucarana, mas sempre admirei essa cidade. É muito linda”, destaca o apucaranense, que foi condenado a 19 anos de prisão por roubo e receptação. “Já cumpri um ano e dois meses.” Anderson estava muito alegre com o dia especial que ele e outros detentos tiveram. “Receber o certificado é um reconhecimento a nossa arte, porém o mais importante é a visita da minha mulher”, afirma ele, apertando forte a mão da esposa.

A vida em versos



Na mesma tarde, foram premiados com certificados os participantes da 8ª Ciranda de Poesias de Londrina, concurso dividido em cinco categorias, que contou com a colaboração de vários detentos da PEL II. A ação teve como objetivo contribuir para a reeducação e reinserção social dos sentenciados, entre eles Edson Santos Rodrigues, que escreveu a poesia “O Grande Amor”, dedicada aos dois filhos e a esposa. “Coloquei todo o meu sentimento nela. No papel fica mais fácil passar o que sinto, já que ficamos tão pouco com a família nos dias de visita”, comentou Edson, que já cumpriu quatro dos 22 anos da sua pena por homicídio.

Projeto atende aos pedidos dos presos



A primeira etapa do Projeto Verde e Amarelo ocorreu em agosto, quando foi realizado um concurso de redação com o tema da semana da pátria. Doze detentos da PEL II foram classificados e receberam, além do certificado de participação, uma visita especial de duas horas durante a semana. “A ideia do prêmio é atender uma reivindicação dos próprios presos que pedem um tempo maior para a visita, que ocorre no final de semana. Com estas ações, está sendo possível atender aos poucos o pedido”, conta Aparecida Alves Silva, coordenadora de cursos e projetos da Penitenciária. A segunda fase do projeto foi o concurso de poesia e a terceira, o concurso de desenho.



“O foco do projeto é resgatar e dar prioridade aos direitos e deveres dos seres humanos. Os detentos querem mudar sua realidade e nós queremos ajudá-los, por isso procuramos atendê-los e também cobrá-los quando necessário”, explica a coordenadora. O vice-diretor da PEL II, Adilson Barbosa, salientou a importância da reflexão dos presos nessa época do ano. “Projetos como esse servem para o detento mostrar o que pensa do Natal. Além de resgatar o valor familiar, buscamos discutir assuntos voltados à cidadania e ao respeito social.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 comuniferia | by TNB