11 de novembro de 2010

Reciclando para gerar conhecimento


ONG que recicla material de informática já destinou centenas de computadores a instituições filantrópicas de Londrina e região

Texto e fotos - PAULO MONTEIRO (matéria publicada originalmente pelo jornal Folha Norte jornalfolhanorte.com.br)
Há três anos trabalhando com reciclagem de componentes eletrônicos, a organização não governamental E-Lixo também concerta computadores e já encaminhou 400 deles para a Epesmel, Apae e Guarda Mirim. Além disso, presta assistência técnica a essas instituições e ajuda na inclusão digital e na capacitação técnica de seus alunos carentes.

A ONG E-lixo possui um galpão onde é estocado uma grande quantidade de material eletrônico, em sua maioria, peças usadas de informática. “Recebemos de 12 a 16 toneladas por mês, desse material, 80 % são reaproveitados”, aponta o coordenador Paulo Costa. Apesar da grande variedade de lixo eletrônico recebido pela ONG, nem todos os materiais são reaproveitados, “trabalhamos com quase todos os tipos de material eletrônico, menos as pilhas e as lâmpadas fluorescente porque a licença ambiental que possuímos não nos permite”, explica ele.

Apesar do trabalho dedicado as instituições filantrópicas, a ONG E-Lixo não recebe nenhum apoio financeiro governamental e, segundo Costa, de forma sustentável, busca angariar fundos por si só. “Oito famílias dependem do trabalho da ONG. Toda a nossa renda vem dos materiais que vendemos daqui, como o cobre, o ferro, o alumínio”, exemplifica.

Responsável pelo concerto dos computadores da ONG, o jovem técnico em informática Mike de Oliveira diz que o emprego lhe deu a oportunidade de praticar o seu conhecimento adquirido anteriormente em um curso. “Fiz um curso no Senac de manutenção e configuração de computadores, com isso, a partir da oportunidade da ONG, posso praticar e desenvolver o meu conhecimento profissional”, conta.

A cada dia ele diz funcionar de cinco a oito computadores, entre tantos, Mike aponta o principal problema deles e explica ainda como é feita a manutenção, “o maior problema nos computadores que chegam é na placa mãe do equipamento. Na maioria das vezes estão queimadas. E assim descartamos um componente aqui, outro ali, e a aproveitamos os melhores para montar outra máquina para a doação”.

Computadores atendem grande número de alunos na Epesmel
O diretor de ensino da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), padre Alfredo Marines, afirma que os computadores doados pela ONG E-Lixo são importantes devido à grande demanda de alunos da instituição. Segundo ele, os computadores são usados nos cursos de editoração gráfica, eletro-técnica, confecção industrial e montagem de computadores. Divididos em três laboratórios, atendem 520 alunos.

“Os computadores são de boa qualidade e comportam a nossa necessidade. A grande maioria dos jovens tem o seu primeiro contato com um computador aqui na Epesmel”, destaca Marines. Os estudantes da escola também aprendem a concertar computadores e reutilizar outros componentes eletrônicos. “Já foram concertados 10 computadores pelos nossos alunos, a montagem e desmontagem dos computadores ajudam também no raciocínio deles. Além dos computadores são reutilizados outros eletroeletrônicos, essas peças servem para desenvolver também o nosso curso de robótica”, relata o diretor de ensino.

O aluno Maicon Douglas de Souza comenta que os laboratórios de informática da Epesmel são compostos por novos e velhos computadores, ele ressalta o conhecimento adquirido e qualifica os equipamentos, “os computadores doados são bons e têm nos ajudado bastante no aprendizado. Nossa aula aqui é 100 % prática e os alunos são bem interessados. Também aprendemos a fazer a reciclagem de um micro-computador e botá-los para funcionar novamente. Isso desenvolve o nosso conhecimento e oferece os equipamentos a outros alunos”, acrescenta Souza.

Nem Todos os materiais de informática são recicláveis
Se o computador, impressora ou outro aparelho eletrônico já não tem utilidade para você, encaminhe-o a ONG E-Lixo. Mas atenção, antes de destinar o seu material eletrônico à ONG, é necessário fazer um contato prévio, já que, segundo o coordenar Paulo Costa, nem todos os materiais são reciclados por eles. “Fazemos a separação e reutilizamos grande parte dos componentes eletrônicos, mas do monitor, por exemplo, aproveitamos apenas o cobre e o alumínio, já o plástico e o vidro são destinados a uma empresa especializada”, explica Costa. A ONG E-Lixo fica na rua Ermelindo Leão, 385, parque Bom Retiro, Londrina. Telefone 3339-0475.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 comuniferia | by TNB