21 de setembro de 2010

Sabbi completa 42 anos de trabalho a comunidade






Há quatro décadas lutando por uma vida melhor aos londrinenses da região oeste, associação é elogiada pelos moradores

NEREU PEREIRA
(FOTO: IVAN NISHI)
A associação de moradores do jardim bandeirantes e bairros circunvizinhos (Sabbi) completou 42 anos no mês de julho de 2010. Com a missão de fazer à articulação política, para atender as reivindicações dos moradores, a entidade tem pela primeira vez em sua história, uma mulher no comando e um dos mais importantes documentos do estado paranaense, o título de Utilidade Pública Estadual.

A presidente da Sabbi, Silvia Brasão, assumiu o cargo em 2008, substituindo seu pai, Antonio Brasão, e dando continuidade nos trabalhos com um olhar feminino no projeto de desenvolvimento da região. Ela aponta as benfeitorias que o bairro está recebendo, como uma vitória na luta travada com o poder público que, após muita conversa, atendeu o pedido dos moradores. “Há muito tempo a gente não via o bairro como esta hoje, com as ruas sendo recapeados, os bancos da praça reformados e a unidade de saúde avançada que, em breve, será construída próxima do bairro”, diz a presidente.

Toda entidade que almeje desenvolver projetos sociais, para assim atender sua localidade, precisa captar recursos ao estado, e para isso, necessitasse o Título de Utilidade Pública, documento que o legislativo oferece como forma de projeto de lei às entidades sem fins lucrativos. Atendendo a um pedido da presidente Silvia, o Deputado estadual Luiz Eduardo Cheida deu esse título para Sabbi. Ele diz que cumpriu sua missão como deputado, “conheço bem a região, tenho muitos amigos lá e fiz minha parte como parlamentar. Sempre estarei ao lado dos moradores quando precisarem de mim”, comenta. Segundo Silvia, após o prêmio, vai ficar mais fácil desenvolver os projetos. A aposentada Eda de Oliveira Pontes, 63 anos, moradora a 25 anos do jardim bandeirantes, acha muito importante sua atuação, principalmente, nas oficinas que são desenvolvidas com os idosos, como as de atividades físicas. “Não participo porque não tenho tempo, mas todos daqui vão e se divertem muito.”

Marcelo Américo, que reside a 21 anos no mesmo bairro, apesar de não participar das discussões junto à entidade, acha que a atuação da Sabbi é algo necessário, principalmente nas questões ligadas a saúde, onde, segundo ele, é essencial. Ele elogia a reforma da quadra poliesportiva, “a quadra ficou muito bonita, agora só falta dar uma melhoradinha na iluminação”, acrescenta o jovem.

Fundada em 1968, a Sabbi tem desenvolvido oficinas de atividades físicas, promoções, além de buscar, através de projetos, a conscientização e participação da população. Dessa forma, a entidade busca chegar aos órgãos públicos suas reivindicações e, na sequencia, a solução de seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 comuniferia | by TNB